quinta-feira, 2 de outubro de 2008

jazz session especial george gershwin

George Gershwin


Dia 26 de setembro comemorou-se o centenário de nascimento de George Gershwin – o compositor de centenas de belas canções como “Summertime”, “Oh, Lady Be Good”, “A Foggy Day”, “Our Love Is Here To Stay”, “Fascinating Rhythm”, “I Got Rhythm”, “Embraceable You”, “It Ain’t Necessarily So”, “Nice work if you can get it”, a lista é enorme. Em homenagem ao centenário de Gershwin, o Jazz Session de hoje traz uma seleção musical inteiramente dedicada à sua obra. O compositor George Gershwin nasceu na parte baixa do East Side do Brooklyn, filho de imigrantes russos. Seus primeiros anos de infância foram como os de quase todos os garotos pobres daquele bairro. Gostava de esportes, como o pugilismo, e se envolvia em violentas brigas com seus colegas, mas muita coisa mudou em sua vida quando em 1910, chegou em sua modesta residência um piano de armário de segunda-mão. Na época, com apenas 11 anos, George, era capaz de reproduzir tudo que tocava a sua volta e, aos 15 anos, já com algumas canções escritas, abandonou a escola formal para se dedicar inteiramente à música. Seu primeiro emprego foi em uma editora, onde sua função era tocar as partituras da companhia, para possíveis compradores. Em 1920, o cantor Al Johnson apresentou uma de suas canções “Swanee” num espetáculo e, desde então, suas composições passaram a ser disputadas por todos os teatros musicais. Em 1924, começou a trabalhar com seu irmão Ira Gershwin, que escreveu as letras de suas músicas até o final de sua vida, tornando-se uma das mais férteis parcerias da história da música popular. Em 1924, Paul Whitmann apresentou ao mundo, com muito êxito, a genial "Rhapsody In Blue", à qual se seguiram mais alguns trabalhos sinfônicos, como "Concerto em Fá", executado no Carneggie Hall, de Nova Yorque, em 1925. Gershwin, em 1928, já fortemente influenciado pela sonoridade do jazz, viajou para a Europa para conhecer melhor o ambiente musical do velho mundo e aperfeiçoar-se na arte da composição. O resultado foi a célebre obra "An American in Paris", na mesma época em que foi criada a sua mais famosa obra, a ópera "Porgy And Bess", apresentada em 1935, pelo Guild Theatre de Nova Iorque. Para a elaboração desta peça, o compositor se valeu de sua influência e conhecimento da tradição musical dos negros, ou seja, o blues e jazz. Trata-se de um dos primeiros compositores a conseguir, com sucesso, unir o popular, o jazz e a música erudita.







Seleção musical: Ricardo Pereira.

1. “SUMMERTIME”(George Gershwin/Ira Gershwin/Hayward) – MILES DAVIS
In: Porgy & Bess, 1958.

2. “IT AIN’T NECESSARILY SO”(George Gershwin/Ira Gershwin/Hayward) – MILES DAVIS
In: Porgy & Bess, 1958.

3. “I GOT RHYTHM”(George Gershwin/Ira Gershwin) – WENDI WILLIAMS
In: Introducing Dorothy Dandridge – Soundtrack, 1999.

4. “S’ WONDERFUL”(George Gershwin/Ira Gershwin) – ELLA FITZGERALD
In: Ella Fitzgerald sings the George and Ira Gershwin Songbook, 1959.

5. “LET’S CALL THE WHOLE THING OFF”(George Gershwin/Ira Gershwin) – ELLA FITZGERALD & LOUIS ARMSTRONG
In: Ella and Louis again, 1957.

6. “THEY CAN’T TAKE THAT AWAY FROM ME”(George Gershwin/Ira Gershwin) – FRANK SINATRA
In: Sinatra and Swinging’ Brass, 1962.

7. I’VE GOT A CRUSH ON YOU (George Gershwin/Ira Gershwin) – FRANK SINATRA
In: Swing and Dance with Frank Sinatra, 1950.

8. “SOMEONE TO WATCH OVER ME”(George Gershwin/Ira Gershwin) – COLEMAN HAWKINS
In: Hollywood Stampede, 1989.

9. “SOMEBODY LOVES ME”(George Gershwin/MacDonald/de Sylvia) – BUD POWELL
In: Young Bud, 1999.

10. “OUR LOVE IS HERE TO STAY”(George Gershwin/Ira Gershwin) – COUNT BASIE & JOE WILLIAMS
In: The Greatest! Count Basie Plays, Joe Williams Sings Standards, 1957.

11. “NICE WORK IF YOU CAN GET IT”(George Gershwin/Ira Gershwin) – THELONIOUS MONK
In: Monk Alone: The Complete Solo Studio Recordings of Thelonious Monk 1962-1968.

12. “I LOVES YOU PORGY”(George Gershwin/Ira Gershwin/Hayward) – BILL EVANS TRIO
In: The Complete Village Vanguard Recordings, 1961.

13. “MY MAN’S GONE NOW”(George Gershwin/Du Bose Heyward) – NINA SIMONE In: Sings The Blues, 1967.

14. “EMBRACEABLE YOU”(George Gershwin/Ira Gershwin) – CHET BAKER
In: Embraceable You, 1957.

15. “BUT NOT FOR ME”(George Gershwin/Ira Gershwin) – CHET BAKER
In: Chet Baker Sings, 1956.

16. “THEY ALL LAUGHED”(George Gershwin/Ira Gershwin) – CHET BAKER
In: Embraceable You, 1957.

17. “THE MAN I LOVE”(George Gershwin/Ira Gershwin) – ILLINOIS JACQUET
In: The Man I Love, 1973.

18. “A FOGGY DAY”(George Gershwin/Ira Gershwin) – CHARLES MINGUS
In: Pithecanthropus Erectus, 1956.

19. “OH, LADY BE GOOD”(George Gershwin/Ira Gershwin) – JOE PASS/MILT JACKSON/RAY BROWN/MICKEY ROKER
In: Quadrant, 1977.

20. “STRIKE UP THE BAND”(George Gershwin/Ira Gershwin) – BRANFORD MARSALIS
In: Royal Garden Blues, 1986.

21. “I WAS DOING ALL RIGHT”(George Gershwin/Ira Gershwin) – DIANA KRALL
In: From This Moment On, 2006.

22. “RHAPSODY IN BLUE”(George Gershwin) – LEONARD BERNSTEIN /COLUMBIA SYMPHONY ORCHESTRA
In: Rhapsody In Blue, 1959.

23. “AN AMERICAN IN PARIS”(George Gershwin) – LEONARD BERNSTEIN /NEW YORK PHILARMONIC
In: An American in Paris, 1959.

No próximo jazz session que tal Cole Porter?

5 comentários:

Unknown disse...

passei a tarde inteira escutando isso: como rhapsody in bleu e american in paris são lindas.

Jane Eyre disse...

infelizmente ainda estou com probleminhas para ouvir, mas como recém amante de Jazz já achei incrível só de ver Miles,Mingus,Ella Fitzgerald e claro,Sinatra.

beijos

Ricardo Pereira disse...

por que será?

dani disse...

putz q playlist gostoso de ouvir

fabiopires disse...

Parabéns pelo blog, cara.Maravilhoso mesmo, principalmente pelo conteúdo diversificado.Gostaria de convidá-lo para visitar o meu; amusicalidade.blogspot.com.Abraço...